
Com a Aston Martin tendo feito progressos durante a temporada de 2025 em meio a uma série de atualizações, Fernando Alonso está se sentindo positivo sobre o desenvolvimento da equipe para seu carro de 2026.
Fernando Alonso admitiu que está se sentindo mais otimista sobre as perspectivas da Aston Martin rumo a 2026, agora que a equipe “confia nas ferramentas que temos na fábrica” após algumas atualizações bem-sucedidas durante a temporada de 2025.
Após um início de temporada desafiador, a equipe sediada em Silverstone parece ter dado passos à frente ao trazer atualizações durante a tríplice rodada europeia, marcando pontos regularmente nas corridas desde então.
Quando perguntado durante o fim de semana do Grande Prêmio da Itália se o sucesso desses desenvolvimentos lhe deu ainda mais esperança para 2026 — um ano em que novos regulamentos técnicos serão introduzidos no esporte — Alonso respondeu: “Sim, definitivamente.
“Acho que confiar nas ferramentas que temos na fábrica e trazer para a pista coisas que realmente entreguem o que se espera delas é obviamente algo muito bom.
“Não tivemos isso em 2023 e em 2024. Então, sim, é bom voltar a uma correlação mais normal entre fábrica e pista e desenvolver o carro de 2026 no próximo inverno, sabendo que as ferramentas estão corretas.”
Embora a corrida em Monza tenha tido uma conclusão decepcionante para a Aston Martin — com Alonso forçado a se aposentar devido a uma falha na suspensão, enquanto seu companheiro de equipe Lance Stroll terminou o evento em 18º — Alonso acredita que há algumas pistas restantes no calendário que podem oferecer boas oportunidades para a equipe.
“Acho que temos alguns lugares que consideramos mais parecidos com Budapeste e Zandvoort”, explicou o bicampeão mundial. “Talvez Cingapura possa ser um deles, talvez o Brasil.”
“Mas, você sabe, fomos surpreendidos um pouco — às vezes negativamente, às vezes positivamente — então não estamos realmente colocando todas as esperanças em uma ou duas corridas.
“Vamos todos os fins de semana para dar o nosso máximo, mesmo que pareça difícil. E sim, veremos em Abu Dhabi quantos pontos e qual a nossa posição no campeonato de construtores no final.”
Às vésperas das últimas oito corridas da temporada de 2025, a Aston Martin está atualmente na sexta colocação do Campeonato de Equipes, com 62 pontos, apenas um ponto à frente da Racing Bulls, em sétimo.
Fonte: https://www.formula1.com/en/latest/article/alonso-hopeful-for-2026-as-aston-martin-now-trust-the-tools-in-the-factory.4H2iY4ndryy3IsYA7Q4IpO