
Fred Vasseur compartilhou mais pensamentos sobre a adaptação de Lewis Hamilton à Ferrari, dois terços de sua primeira temporada com a equipe vermelha.
O chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, continua “convencido” de que Lewis Hamilton retornará ao seu melhor na Ferrari mais cedo ou mais tarde, admitindo que a equipe pode ter “subestimado” as mudanças que o britânico vivenciou até agora neste ano.
Depois de duas longas passagens pela McLaren e Mercedes, Hamilton fez uma mudança impactante para a Scuderia na temporada de 2025, com o objetivo de ajudar a acabar com a seca de títulos e voltar ao degrau mais alto do pódio.
A campanha do heptacampeão mundial tem sido mista até agora, com altos e baixos, incluindo a pole position no Sprint e a vitória no Grande Prêmio da China, e baixos, incluindo saídas precoces na classificação e corridas sem pontuação.
Vasseur, porém, não está preocupado, destacando os vários fatores aos quais Hamilton vem se acostumando em uma aparição no podcast Beyond The Grid da F1 .
“Não sei se subestimamos a importância da mudança”, disse Vasseur. “Provavelmente porque ele passou 10 anos na McLaren, depois 12 na Mercedes, mas foi uma espécie de continuidade – duas equipes sediadas no Reino Unido com o mesmo motor, o mesmo ambiente.”
[Ingressar na Ferrari] é uma mudança completa para ele, na vida, na cultura da equipe e em tudo. Fazer isso em três dias de testes no inverno é bastante difícil – e acho que a expectativa também era enorme.
“Temos que colocar tudo em prática, e isso está levando tempo. Também temos que administrar as expectativas e o barulho em torno da equipe.”
Referindo-se ao grupo incrivelmente apertado da F1 em 2025, Vasseur continuou: “Os comentários [sobre desempenhos] são positivos ou negativos por mais ou menos um décimo de segundo, ou mais ou menos um clique da asa dianteira que você fez ou não – é sempre marginal.
Se não conseguirmos juntar tudo, desde a preparação para o fim de semana, a adaptação ao simulador, blá, blá, blá, até domingo, podemos perder um décimo ali ou um décimo ali. Isso faz uma diferença enorme em termos de resultados puros.
Seguindo em frente, Vasseur enfatizou a importância do apoio — em ambas as direções — já que piloto e equipe buscam terminar a temporada atual de forma competitiva e abordar a próxima redefinição das regras da F1 em uma boa posição.
“Cabe a nós apoiá-lo quando ele estiver com dificuldades, e também precisamos incentivá-lo quando ele estiver com dificuldades”, disse Vasseur. ” Spa e Budapeste foram difíceis para ele, mas ele pode ter certeza de que tem o total apoio de todos em Maranello para se recuperar e voltar.”
“Estou realmente convencido de que ele vai conseguir. Temos que apoiá-lo todos os dias, e eu apoiarei Lewis todos os dias.”
É uma questão de apoio e mentalidade. Ele está totalmente comprometido, está se esforçando ao máximo. Ele está tentando extrair o melhor de todos e sempre terá meu apoio nisso.
Ele é um campeão, está indo muito bem e tem ritmo. A outra característica é tentar extrair o melhor das pessoas ao seu redor, motivação extra e empurrão extra. Com certeza, essa característica está lá.
Fonte: https://www.formula1.com/en/latest/article/its-a-complete-change-vasseur-suggests-ferrari-underestimated-the-factors.32nvPi7un6DUU0UiBAZaJX